Notebook Positivo V52 – Problemas de som no Debian

15 novembro, 2007

Para que ninguém perca tanto tempo como eu perdi, lá vai o que fiz para resolver o problema. Antes as minhas configurações:

*Configurações:
Notebook Positivo V52
Som:
Placa: HDA VIA VT82xx
Chipset: VIA VIA VT1708
Sistema: Debian Etch (4.0)
Kernel: 2.6.18-5-686

*Problema:
Som muito, muito baixo, mesmo com o volume no máximo. Somente três controles de volume ativos: Master, PCM e Captura.

*Tentativas frustradas:
Recompilei o kernel, recompilei o driver ALSA. Reinstalei pacotes Alsa, OSS. Rodei “alsaconf” e “alsamixer”.
Nada disso funcionou, ou sequer modificou alguma coisa.

*Solução:
Baixei o drive da VIA para Debian Etch no site da empresa:

http://www.viaarena.com

Link para o Drive:

via_debian_4.0_linux_hd_audio_ig_v0.8.tar.gz

Dentro do Arquivo compactado, há um Readme com instruções para instalação. Aqui vai um resumo em português:

Você deve encerrar aplicativos que usam som e descarregar os módulos de som do sistema.

Para listar os módulos de som ativos, digite:

$lsmod | grep snd

Para descarregar os módulos, digite:

#modprobe -r nomedomodulo

Descompacte o arquivo tar.gz num diretório qualquer

O arquivo de instalação, porém, não aceita versões atuais do kernel. Sendo assim, precisa ser editado.

Como root, no diretório onde o driver foi descompactado, digite:

#gedit install.sh

Procure a linha:

if [ “${KERN}” != “2.6.18-4-686” ] ; then

e altere a versão de kernel dentro das aspas, pela versão contida na saída do seguinte comando, digitado no terminal:

$uname -r

Módulos descarregados e install.sh editado, agora, no diretório dos arquivos descompactados, digite:

#./install.sh

Após a instalação, carregue novamente os módulos:

#modprobe nomedomodulo

Execute o alsaconf

$alsaconf

Pronto ! Nesse instante, o som do sistema deve estar funcionando ! Acione um controlador de volume qualquer (alsamixer, gnome-volume-control, etc), e você já deve visualizar que novos controles apareceram. Localize o controle “Front”, aumente o volume e curta o som !

17 Respostas to “Notebook Positivo V52 – Problemas de som no Debian”


  1. […] Linux wrote an interesting post today onHere’s a quick excerptPara que ninguém perca tanto tempo como eu perdi, lá vai, o que fiz para resolver o problema. Antes as minhas configurações: *Configurações: Notebook Positivo V52 Som: Placa: HDA VIA VT82xx Chipset: VIA VIA VT1708 Sistema: Debian Etch (4.0) Kernel: 2.6.18-5-686 *Problema: Som muito, muito baixo, mesmo com o volume no máximo. Somente três controles de volume ativos: Master, PCM e Captura. *Tentativas frustradas: Recompilei o kernel, recompilei o driver ALSA. Reinstalei pacotes Alsa, OSS. Rodei “alsaconf” e “alsamixer”. Nada disso funcionou, ou sequer modificou alguma coisa. *Solução: Baixei o drive da VIA para Debian Etch no site da empresa: http://www.viaarena.com Link para o Drive: via_debian_4.0_linux_hd_audio_ig_v0.8.tar.gz Dentro do Arquivo compactado, há um Readme com instruções para instalação. Aqui vai um resumo em português: Você deve encerrar aplicativos que usam som e descarregar os módulos de som do sistema. Para listar os módulos de som ativos, digite: $lsmod | grep snd Para descarregar os módulos, digite: #modprobe -r nomedomodulo Descompacte o arquivo tar.gz num diretório qualquer O arquivo de instalação, porém, não aceita versões atuais do […] […]

  2. Giuseppe Says:

    Olá, estava com o mesmo problema em meu positivo v45 com o debian. o Problema do som já está resolvido. Estou com alguma instabilidade no vídeo.. existe alguma solução??? toda vez que faço logof o sistema tranca.

  3. AridoMan Says:

    Cara, no V52 eu não tenho esse problema. Funciona legal. Estou tentando habilitar aceleração 3d no vídeo do note, quando conseguir, vou postar algo, talvez te ajude.

  4. tiago Says:

    Quem tiver problemas com audio no positivo V52 na instalacao do drive para windows xp, onde acontece o erro que não consegue instalar drive de audio , me manda a configuraçao do nootbook pro meu email e digo como eu resolvi,

  5. tiago Says:

    Quem tiver problemas com audio no positivo V52 na instalacao do drive para windows xp, onde acontece o erro que não consegue instalar drive de audio , me manda a configuraçao do nootbook pro meu email e digo como eu resolvi, tiagorogers@hotmail.com

  6. thiago Says:

    oi boa tarde por formatei um notebook V52 e nao concigo instalar os driver de som e o teclado esta descontrolado .. por favor me ajuda..

  7. diego Says:

    kara meu notebook positivo z65 so ta funcionando uma saida de som ou o fone ou caixa de som quando eu coloca um tenho q no painel de controle altera me tire essa duvida para volta funcionar normal como sempre

  8. rose Says:

    consegui o auio pelo site ftp://sftp.clevo.com.tw/M5xxSE/AUDIO/Audio.zipo e todos os outros drives pelo site da positivo http://www.positivoinformatica.com.br/site/hardware/sup_drivers.asp – 16k ok?

  9. jorge avila miranda Says:

    cara estou com um problema do mesmo tipo so que é no positivo z61.

  10. PESSCA FÁTIMA Says:

    o meu computador esta com problema das drives de son, e não consigo superar.
    o que e que eu faço com este computador podem me ajudar

  11. deivison Says:

    estou com o mesmo problema com o positivo v52 ja baxai varios drives e nada. se alguem tiver alguma solução posta ae
    inclusive baixei os drives da via do propio site da montadora e da clevo não deu certo. da um erro assim === seu hardware não foi encontrado

  12. janaina Says:

    oi toda vez q ligo meu notebook positivo v52 na area de trabalho nao aprece icne nenhum e eu nao consigo fazer nada so aparece o papel de parede e mais nada como faço pra resolver isso

  13. Lilian Says:

    Socorro!!!
    Nem o técnico resolveu,comprei o pc a 2 semanas ,o técnico instalou o xp, só q o wirelless e a saida de som,(caixas externas)não funciona.
    Por favor o que faço?????Ele instalou todos os drives do cd q veio c o pc,mas não adianta.

  14. marta Says:

    por favor como faço para colocar papel de parede no meu notbock positivo 2010 ja tentei de varias formas clicar com o mause direito ir direto na foto e clicar mas nada adianta me ajudem marta

  15. Ferdinando Kun Says:

    Muito obrigado pela ajuda.

  16. Abe Cido Says:

    Galera, O som do V45 c/ win XP não funciona normal. Ele fica com estalos/robotizado.
    Já foram feitos vários testes. esta merda não funciona!

    Positivo? Negativo!
    Fabricante de merda que nem suporte tem…


Deixe uma resposta

