Wireless rtl8187 – WPA – Debian Etch – Positivo V52 – Instalação

19 dezembro, 2007

Máquina: Positivo V52, wireless rtl8187, Debian Etch.

Problema: o sistema não detectava a rede wireless. O Network Manager somente acusava rede com fio.

Solução:

– Atualização do Kernel para a versão 2.6.22-3-686 ou posterior, através do Synaptic (procure por “linux-image”).

– Fazer o Download do Driver mac80211 aqui.

– Descompactar o arquivo

– Na pasta onde foram descompactados os arquivos, instalar o drive, com os comandos “make” e, depois, “make install”, ambos como root, no terminal.

– Reiniciar o sistema pelo novo kernel recém- instalado, que deve aparecer no Grub como opção.

– Pronto, agora as redes sem fio estão aparecendo no Network Manager

– O driver suporta WEP, WPA e WPA2, sem maiores problemas.

Essa solução deve servir também em máquinas com outras versões do Linux, como Ubuntu.

Maiores informações, em inglês, aqui e aqui

15 Respostas to “Wireless rtl8187 – WPA – Debian Etch – Positivo V52 – Instalação”


  1. Olá!

    Tenho acompanhado seus posts sobre Ubuntu. Por acaso tenho exatamente um Positivo V52!🙂

    Bom, o wi-fi com WPA funciona perfeitamente para mim (Ubuntu 7.10) mas acho que o “sinal” do notebook é muito fraco. Ele consegue detectar minha rede sem fio de longe, mas só funciona mesmo quando estou próximo ao roteador, coisa de até 10 metros… Duas paredes são suficientes para acabar com a conexão.

    O meu note anterior funcionava com o wi-fi perfeitamente, este aqui acho que sofre de sinal fraco.

    Alguma idéia?

    obs: roteador Linksys, com a antena normal.

    Abraços!

  2. AridoMan Says:

    Alexandre,

    Até agora não tive problemas com a intensidade dos sinais para acessar redes sem fio, embora sempre tenha me intrigado o fato do sinal nunca acusar o nível máximo, mesmo muito próximo do ponto de acesso. No entanto, não uso o laptop tão longe assim de pontos. Como esse é meu primeiro note, não tenho parâmetro para comparações.

  3. solano Says:

    Olá pessoal.
    Estou a fim de adquirir este mesmo notebook, mas tinha dúvidas justamente sobre a conexão wireless. Pelo que li, parece não haver problemas.
    Não é assunto deste tópico, mas gostaria de saber, se puderem ajudar, se no geral, este note V52 é bem suportado pelo Ubuntu 7.10.
    Qualquer ajuda será de grande valia.
    Abraço.

  4. AridoMan Says:

    Solano,

    Eu tentei instalar o Ubuntu 7.10 no note e não consegui. Ele sequer roda o livecd. Eu sei que devem existir parâmetros configuração e tal para instalar o sistema na máquina, tentei os mais comuns, não consegui e optei pelo Debian por comodidade e confiança. O Feisty rodava sem problemas.

  5. Clayton Says:

    O meu é um V56 e realmente o Ubuntu 7.10 não roda o Livecd tive que baixar a versão alternate para instalar.

  6. Clayton Says:

    E com relação ao sinal eu descobri que o sinal é bom quando eu utilizando o Windows Vista e na mesma distância com o Ubuntu o sinal fica uns 70% mais não conecta na Internet quando não fica me pedindo a senha WEP. Instalei até o drive do Windows com o Ndiswrapper mais ficou a mesma coisa, quando eu longe do roteador sou obrigado a usar o Windows para poder navegar na Internet.

  7. Alvaro Says:

    Uso o V52 com Ubuntu, instalei o 7.04 e migrei para o 10 em Dezembro/2007. Funciona muito bem, mas tenho problemas com a rede wireless. Ela funciona bem, mas no meio da navegação ela perde o sinal sem motivo aparente. No mais o sinal é razoável e 2 paredes não impedem a navegação. Tenho dificuldade somente quando mudo de andar.

  8. Alvaro Says:

    Acabei de retirar o driver do Windows (Ndiswrapper) e instalei o recomendado nesse artigo (Ubuntu 7.10 atualizadíssimo). Minha primeira impressão é que a comunicação ficou + rápida. Vou testar até amanhã pra ver se o problema da conexão que se perde resolveu também. Com relação à intensidade do sinal, acho que o máximo que ele indica é 75%, mas isso não impede a navegação. Acabei de andar até uns 25m do ponto de acesso, com paredes de concreto nos separando e o sinal caiu de 75% para 65%. A comunicação ficou + lenta, mas ainda funcional e não caiu!!!! Pelo visto o problema era o driver do windows mesmo. Valeu Árido!

  9. TiagoAvila Says:

    Amigos, tenho um L53 da positivo, e preciso de uma ajuda, comprei um AP Edimax, e não estou conseguindo fazer o meu postivo navegar na rede wireless.. trouxe outro note aqui, positivo e ele navegou beleza… simplesmente não entendo o que acontece, a placa de rede é essa rtl8187 realtek wireless 802.11g, as vezes aparece site da web encontrado, aguardando… e fica somente aguardando… poderiam me ajudar o que pode ser ? abraços

  10. João Batista Ladchuk Says:

    CAra essa placa e boa Wireless rtl8187
    mas que te instalar os drivers corretos,
    contudo nao consegui rodar ela usando encriptação wep

  11. AridoMan Says:

    João,

    O wep pra mim funcionou sem nenhuma configuração adicional. O problema é que já estaria obsoleto.

  12. Clayton Says:

    Pessoal,

    Atualizei hoje o Ubuntu para a versão 8.04 e o problema de sinal acabou.

  13. Robson Dias Says:

    Adquiri um notbook positivo modelo V52, ele veio com o sistema operacional linux eu instalei o windows, o wireless detecta a rede sem fio porem não abre a internet, gostaria de saber se é um problema de configuração ou de atualização e o que devo fazer para normalizar o acesso a internet.

  14. Cynthia Says:

    Oi, estou com o mesmo problema do Robson: instalei o Windows XP e o meu wireless detecta a rede sem fio porem não abre a internet. O que devo fazer? Me ajudem por favor.


  15. Tenho um notebook Positivo Sim+ que tem essa mesma placa wireless. No Mandriva que veio instalado com ele o Wifi funciona perfeitamente. Testei com o Ubuntu e Kubuntu (ambos 9.04) pelo LiveCD, e nos dois casos a conexão cai com muita frequencia (o que não acontece com o Mandriva).

    Já tentei instalar o driver de Windows com o ndiswrapper, mas o problema continua. Alguém já teve esse problema?


Deixe uma resposta

