O mundo está ficando uma merda – Brasileiros deportados da Espanha.

7 março, 2008

Relutei em escrever o tópico desse post. Afinal, é muito pessimista. Mas, diante dos acontecimentos na Espanha nos últimos dias não me restou muito otimismo. Depois da inadimissão da Física brasileira Patrícia Guimarães, dois outros estudantes, e outras dezenas de brasileiros e sul-americanos, foram “inadmitidos” no Aeroporto Internacional de Barajas. Os estudantes iam participar de congressos, carregavam trabalhos científicos, cartas de recomendação, recursos, e, mesmo assim, foram “inadmitidos” e tiveram que passar algumas dezenas de horas isolados em salas desconfortáveis sendo tratados como bandidos por policiais espanhóis. As autoridades espanholas alegam que os brasileiros não apresentaram a documentação exigida para entrada no país, de acordo com o Acordo Schengen. As exigências do bendito acordo são as seguintes:

– Passaporte com validade mínima de 6 meses

– Passagem nominal, intrasferível, com volta marcada ao país de procedência

– Comprovação de meios econômicos ( pelo menos 60 euros por dia de permanência por pessoa)

– Comprovante de pagamento de alojamento ou hotel pelo período total de permanência ou “carta-convite” original na qual é chamado a ir à Espanha. Essa Cartinha deve ser escrita em Delegacia de Polícia do Anfitrião.

– Seguro médico internacional pelo período total de permanência, com cobertura de pelo menos 30 mil euros em caso de doença, acidente ou repatriação, que cubra todo o território Schengen.

– Justificativa do motivo da viagem

Analisando os requisitos, me pergunto o seguinte:

– A cartinha então vai ter que ser enviada por correio antes pro sujeito que vai viajar ? Já que tem que ser original. Já pensou na burocracia pra pedir a famigerada cartinha, pro “anfitrião” ir a uma delegacia no país, redigir, passar no correio, enviar, você receber ?

– Se eu comprovei que tenho grana, pra quê eu tenho que comprovar reserva em hotel ou alojamento por período total da viagem ? Se eu quiser mudar de hotel, ou de roteiro no meio da viagem, como vai ser ? Vou ter que pagar uma reserva “só pra espanhol ver” ? Metade da graça da viagem, o inesperado e a surpresa, vai se perdendo no meio da ignorância e da burocracia.

– Com 60 Euros por dia eu tenho uma vida de rei na Europa. Já viajei gastando cerca de 35 euros por dia, há pouco tempo, e foi muito bom e confortável, sem privações, mas sem luxos. E olha que não fiquei em casa de parentes ou amigos. O mínimo de 30 euros por dia seria mais que razoável, principalmente para jovens estudantes. Essa medida é claramente discriminatória.

– Por justificativa da viagem, Será que valeria “Pra relaxar”, “Por que eu quis”, “Pra desopilar do trampo”, “Pra ampliar os horizontes”, “Para observar o modo de vida exótico do europeu médio” ? Esse é o tipo de pergunta ridícula. O famoso questionário com as opções Turismo, Negócios, Estudo e Outros (tratamento de saúde, etc) seria mais que suficiente. Se alguém quisesse entrar no país para cometer crimes obviamente não iria dizer no aeroporto.

Os estudantes barrados denunciam a existência de uma cota de, pasmem, LATINOS, para ingresso na ESPANHA! Autoridades brasileiras da embaixada e do Ministério das Relações Exteriores também consideram essa possibilidade. Dá pra acreditar? Imagine o caso: O senhor Esteban Hernandez González, funcionário da imigração do Aeroporto na Espanha, dizendo para a senhorita argentina Isabel Lopez González que ela não vai ser admitida no país dele porque a cota para pessoas da origem dela já está atingida. Lógico que ele não deve dizer a verdadeira razão da deportação para a senhorita Isabel. Mas ele sabe ! Isso é o que basta para a situação ser um absurdo. Aliás, a simples discriminação em razão de qualquer origem é odiosa. Quando a origem discriminada é a mesma do país discriminador é esquizofrênico! Daqui a pouco as pessoas vão ser discriminadas pelo tipo de dieta que praticam ou pelas cores preferidas.

Eu amo viajar. Estou percebendo que está cada vez mais difícil e burocrático fazer algo que eu tenho como estilo de vida e exercício de liberdade. Com essa nova realidade, se desejo viajar, passo a ser um suspeito, ter que prestar contas e ser vigiado em todos os meus passos. Gosto de andar de acordo com a lei. O simples fato de mudar de um albergue para outro por causa de um péssimo café da manhã, sem avisar as autoridades de imigração, pode me fazer sentir na clandestinidade durante minhas férias. Afinal de contas, as autoridades devem considerar muitíssimo suspeito não se hospedar no albergue reservado sem avisar! E ter que comunicar cada vez que alterar detalhes patéticos dos meus planos de viagem transformará a experiência num suplício. Será que vale a pena gastar dinheiro para experimentar isso?

8 Respostas to “O mundo está ficando uma merda – Brasileiros deportados da Espanha.”

  1. ferjimenez Says:

    Isso é uma fase. Quando passar a onda de imigraçao, que realmente está exagerada e já está sufocando todo mundo que vive aqui, acho que vai melhorar. A vida tá ficando difícil aqui: metrôs sempre lotados, congestionamentos monstros no trânsito, moradia escassa e absurdamente cara, ou seja. gente demais em um pequeno território. Nao dá pra receber todo mundo. O pessoal tá se sentindo ofendido, ressentido, mas as medidas estao sendo necessárias, porque além de brasileiros, vêm ondas de latinos da Colômbia, do Peru, da Venezuela, da Argentina, da África, Europa do Leste, nao dá…o pessoal perdeu a noçao mesmo.
    Claro que vai ter gente injustiçada, mas o que eu achei estranho desse pessoal que foi barrado, é que nao tinham os comprovantes do congresso/ curso que iam fazer…isso é básico. Além do mais, provocaram baderna no aeroporto, isso disseram.
    As exigências podem parecer absurdas, mas os países podem exigir o que quiserem…
    Creio que isso vai finalizar com a questao do visto prévio o Brasil, como é pros EUA, assim ninguém sofre prejuízo financeiro e nem a humilhaçao de ser mandado de volta.

  2. Zé Mané Says:

    Visto não resolve. Até porque o visto não é garantia de entrada. E isso só vai servir para barrar mais gente.

    Além disso, nós tivemos as portas abertas para os espanhóis durante décadas. No passado, havia muito mais espanhóis vindo (para morar) do que brasileiros indo pra lá. E nunca ninguém aqui reclamou.

    Sem contar as empresas espanholas que aqui investem e remetem seus lucros livremente (como, aliás, é o seu direito pela legislação).

    Esse é o maior paradoxo da globalização: os capitais são livres para circular, mas as pessoas nem tanto.


  3. Spain……..The Paradise ?

  4. Kiwl Felix Says:

    Pretendo ir para Espanha em agosto.
    com 3000 mil euros eu consigo entrar no país?

    tenho cartão de crédito internacional
    tenho uma conta bancaria conta conjunta saldo de 500 mil reais.

    sera que consigo entrar?

  5. João Prieto Says:

    É mesmo cara! Esse merdas espanhóis tão barrando todos caras da América Latina! Espanha é merda

  6. Ada Says:

    Vivo aqui nesta Espanha faz 2 anos, estou ainda porque estou perto de legalizar e pelo que jà passei. Vou dizer uma coisa para todos, nunca vi uma gente tao desgraçada como estes ESPANHOIS, sao una merda de gente burra mal educada, que fede, que ninguem na europa gosta deles, España de mierda, mal educados y tontos. Nao vale a pena por nada, è onde paga mais mal, è onde nao è europa, EUROPA è França para cima, aqui nao tem nada de europa, sò estradas e trens sao bons, graças ao dinheiro da UNIAO Europèia, eles sao atrasados, xenofobos,violentos etc..

    È pra esquecer, em breve ficarei livre desta merda para sempre e ainda por tratan mal os Brasileiros, que IMIGRAM POUCO e a maioria dos Brasileiros na ficam aqui, vao embora.
    Nòs somos um pais que recebe 800.000 espanhois no passado imagina, NUNCA terà nem 400.000 mil brasileiros aqui, nunca. E o Brasil è uma potencia mundial alèm do que brasileiros sao queridos em toda parte.

    Mais`os espanhois de merda sao assim mesmo.

    Sò nao esqueça de tratalos mal aì no Brasil, eu nao vou esquecer esteja onde esteja.

  7. Pedro Says:

    Estes Espanhois são uns merdas mesmos o Brasil não deveria mais aceitar estes animais aqui

  8. Carlos Says:

    Basta ver o grande exemplo da merda do Rei deles que foi caçar elefantes!


Deixe uma resposta

