Patriotismo Pragmático

19 abril, 2008

Antes de escrever sobre temas polêmicos, gosto de entregar de bandeja aos meus três ou quatro leitores minha opinião, pra que não precisem ficar pescando sutilezas no meu discurso pra tentar adivinhar, como em certos lugares, correndo o risco de transferir para mim suas próprias opiniões inconscientes.

Eu me considero saudávelmente patriota, com uma leve e pragmática dose de nacionalismo. Sim, pois patriotismo e nacionalismo, são coisas diferentes. Não me iludo, embora preserve esperanças, imagninando que o mundo é constituído de povos amigos dispostos a nos ajudar. Desde sua origem (principalmente na sua origem), o velho Brasil sempre sofreu na mão de povinhos malandros, e até hoje paga bem caro por isso. Toda a tão falada malandragem brasileira, na minha opinião, é uma defesa individual inconsciente do papel de otário internacional ao qual a nata da malandragem mundial (e nacional também) nos relegou por séculos.

Deixe uma resposta

