Positivo V52 – Barulho do Cooler – Uso em bibliotecas

5 maio, 2008

Tenho um Laptop Positivo V52. Até o momento tenho usado o note sem problemas maiores, e considero uma boa compra, com excelente relação custo/benefífico. No entanto, só a poucos dias pude notar um defeito: o barulho do cooler é muito irritante em ambientes de silenciosos como bibliotecas. Em algumas, os frequentadores são bem zelosos desse silêncio e se incomodam ao menor ruído. Nesses casos, o uso do V52 chega a ser constrangedor.

Fui a uma biblioteca onde estavam aproximadamente vinte laptops ligados e só podia escutar o barulho do meu. Não conheço solução para o problema. Procurei na internet e a única luz foi uma extração de uma tela plástica que misteriosamente cobre as ventoninhas na parte de baixo da máquina. Não tive coragem de experimentar isso, pois o note ainda está na gerantia e além do mais, várias pessoas já disseram que não tinha resolvido, somente atenuado o problema. Gostaria de saber se trocando o cooler por outro mais silencioso isso não se resolveria. Ou senão se não tem como configurar o cooler para uma velocidade constante, sem oscilações.

O que mais irrita não é o barulho em si, mas a alternância da velocidade do cooler, que oscila bastante, num barulho que se assemelha a um secador de cabelo. Em casa ou em ambientes normais, como salas de aula ou lanchonetes o problema não é tão aparente. No entanto, no silêncio de uma biblioteca comum, onde geralmente qualquer coisa prejudica a concentração, aí sim, definitivamente, isso incomoda muito. Principalmente a sensação e poder estar incomodando outras pessoas ou de alguém vir lhe pedir pra desligar o note ou coisa parecida.

Quem tiver alguma sugestão e como resolver esse problema para esse modelo específico ou pra qualquer outro, deixem um comentário salvador !

73 Respostas to “Positivo V52 – Barulho do Cooler – Uso em bibliotecas”

  1. Fabio Says:

    Tenho um Z93, com Vista basic.

    Também tenho o mesmo problema e além disso o microfine que vem no note não serve pra nada porque não capta nada além do cooler, hehe.

    Bom, ajustei o plano de energia para a economia (menor uso do processador) e isso fez com que ao menos as oscilações parassem e o cooler fizesse menos barulho.
    Não resolveu, mas atenuou.

    Positivo? Nunca mais.

  2. Fabio Silveira Says:

    Bom pessoal, possuo o Positivo V52 e tive este mesmo problema, e alguns outros como instabilidade na rede wireless…
    Bom, quando abri o compartimento do wireles para verificar a placa de modem (que utiliza um slot USB interno) notei a falta de poeira que deveria estar acumulada no cooler. ao analizar a grade que protege o cooler, reparei que havia um adesivo preto (de fábrica) bloqueando a entrada de ar do cooler, Removi este lacre e desde então ele não apresentou mais problemas na rede wireles. A temperatura de funcionamento do processador não tem passado de 45 graus, fazendo com que o cooler trabalhasse muito mais silêncioso.
    Concluindo, pode parecer bobagem, mas a linha de montagem da positivo não remove o lacre interno da tela de proteção do cooler na tampa inferior…. não sei se isso ocorre em todos os notes ou apenas em alguns casos… mas veriviquem… se não conseguirem enxergar o cooler o seu note não teve este lacre (adesivo) removido e super aquece pois ele está utilizando ar quente do processador para resfriar o mesmo!!!!
    aguardo comentários

  3. Reinaldo Says:

    Positivo, nunca mais.
    Sou tecnico em conserto de notebook, tembém comprei um positivo v52 para utilizá-lo no atendimento ao cliente, mas o aparelho apesar de ser bonito e barato, tem uma ocilação insuportavel na ventuinha. Procurei solução com os assistentes da positivo informática, mas os mesmos disseram que isso era normal. Porém, não se contentei e fui a busca da solução.
    1- Arranquei todo plastico da tampa;
    2- Esquentei uma faquinha de mesa e retirei toda caixa que fica ao redor da ventuinha,
    3- Tirei o pino de borracha na placa mãe e diminui o tabalho de um cooler exaustor e estalei ao lado do processador;
    4- Estalei dois programas para regular a temperatura: Cpucool e speedfan.
    Aparentemente parecia que o problema estava resolvido, porem quando fui rodar um jogo. Bulufas todo esfoço, voltou outra vez o barulho. Acho que o problema está no processador.
    E outra, não sei se vc já percebeu, mas no inverno o fia da mãe do aparelho é silencioso, por isso, estou com a idéia de instalar nitrogenio liquido dentro de uma placa de cobre. Vamos ver o que vai dar. Mas positivo, nuca mais!!

  4. AridoMan Says:

    Seria interessante se a Positivo se pronunciasse oficialmente sobre esse defeito. Essa de dizer que é “normal” pega muito mal. Se for esse o caso, eu dou toda razão a quem, depois dessa experiência, diz: “Positivo nunca mais”.

  5. Graziela Fonseca Says:

    Gente se arrependimento matasse,eu estaria morta.
    Eu também já procurei de tudo. já levei a assistencia tecnica e nada foi resolvido.
    Falaram que isso é normal e coisa e tal.
    Procurei algo que pudesse fazer para que este barulho irritante e até constrangedor as vezes… parasse mas de nada adiantou.
    Por isso também concordo: Positivo nunca mais!

  6. Wagner Says:

    Estou com o mesmo problema em meu Z93. Falei com o 0800 e eles “desconhecem” o problema (ou talvez sejam todos surdos). Questionei sobre a devolução da máquina e me disseram que LEGALMENTE isso pode ser feito em até 72 horas após a compra, na loja.
    Entrei em contato com a assit. técnica mais próxima, e não me supreendi (por que será?) quando o técnico disse não ter conhecimento sobre isso. Além do mais, não acho certo ter que dar manutenção em uma máquina com menos de 1 mês de uso.
    Na minha opnião, todos nós deveriamos entrar em contato em conjunto com a Positivo e exigir uma solução. Não apenas nos limitando a ouvir (Mais uma vez ! Lembra de quando voce ligou para sua operadora de celular ?) “Nada podemos fazer senhor” de um atendente e uma empresa que não valorizam seu consumidor, colocando no mercado um produto de qualidade questionável.

  7. Andre Says:

    concordo sobre uma ação conjunta contra a Positivo.

    no meu caso, eu removi toda a tampa (parafusada) que fica acima do cooler e placa mãe, ou seja, fica tudo exposto, aumenta o nível de pó no cooler (mas dá pra limpar periodicamente, com uma escova dental) e o cooler só trabalha na velocidade 1. Mesmo assim, acho que este ruído já é desagradável.

  8. Etiane Says:

    Pessoal,

    Tenho um V45 e o barulho é insuportável. Pobre do meu colega de sala…

    Apesar de não conhecer nada de informática, notei tb que há uma placa de plástico tapando a saída do cooler. Vou tentar removê-lapara ver se adianta.

    Acho que a solução é fazermos reclamações junto a empresa que,por óbvio,não irá nos respoder e após ingressarmos com processos judiciais. Sou advogada e sei que na esfera judicial é a única forma das empresas fazerem algo.

  9. Reinaldo Says:

    Chega! A solução é fazer um repudio coletivo contra o produto.
    Para isso precisamos nos organizar:

    1- Envie um e-mail para: QUEREMOSSOLUCAOPOSITIVO@HOTMAIL.COM e adicione este e-mail ao seu msn para discutirmos o problema juntos.
    2- Vamos encontrar mais pessoas na net que tem a mesmo problema.
    3- Criar um nota de comunicado.

    Depois que tivermos organizados, eles iram nos ouvir com certeza.

    Atenciosamente.

  10. Eduardo Says:

    Pensei que eu era o único que tinha um Positivo cheio de problemas, nunca mais compro nada dessa porcaria de empresa.

  11. Manuel Says:

    Olá estou com o mesmo problemas que voces, estou tento que usar um microfone externo meu Z93 pois o barulho do cooler não dexa usar o microfone do not,
    Que saudades do ECS 557S

  12. Eduardo Says:

    O Meu além de ser muito barulhento o touchpad não funciona mais e ele dá todo tipo de pane na hora de hibernar, e olha que só tem 4 meses de uso.

  13. Danilo Says:

    Com prei um positivo Z87 e ta com o mesmo problema, se eu solbesse teria comprado um hp ou aser, pq esse barunho ta me dando nos nervos! vou tentar remover o lacre do culer pra ver se da certo! mais pelo que to vendo nao da muito nao! é foda eu paguei o preço de uma maquina boa de outra marca resolvi dar uma oportunidade pra uma marca nacional e olha so no que deu, as aparencias nesse caso me enganaram!

  14. Glaucio Says:

    É.. mais um no clube.

    Alguem quer comorar um V52 pouco uso? rs…
    Abs.,

  15. Danilo Says:

    Sera que nao da pra tracar esse cooler que vem no notebook da positivo, por um da hp ou sei la outro que nao faça barulho! hj constatei que era so o cooler mesmo que faz balho, pq deixei o meu pc ligado um tempo sem o cooler e nao faz nenhum barunho um silencio que é quebrado qaundo coloco o cooler de volta! se alguem solber se da pra trocar o cooler por favor me avisem! falow galera

  16. Danilo Says:

    a e se alguem quizer comprar o meu z87 dual core 2 giga de memoria, hd de 160 um mes de uso por $ 1650! falow

  17. Wagner Says:

    Danilo, eu acho que voce está certo. Veja só, um amigo meu tem um Amazon, e o gabinete dele é exatamente igual ao meu Z93. Poucas diferenças nos botões de ligar e email, mas o resto é tudo igual, a posição dos leds, usb, microfone, câmera, tudo.
    Parece que o fabricante não é a Positivo. Eles devem importar, tipo um lote customizado para eles, e vendem aqui no Brasil.
    E o interessante é que o Amazon não faz nada de barulho, a não ser o que seria aceitável para seu funcionamento.
    Então, acredito que possa existir uma maneira de resolver isso.
    Eu fiz o que o colega Reinaldo pediu, mas até agora não recebi nehuma mensagem dele.
    Se alguém estiver disposto a contactar a Positivo, entre em contato pelo email/MSN wagnertlz arroba hotmail ponto com, porque acho que já temos material suficiente para justificar nossa reclamação.

  18. Danilo Says:

    valeu velho! pq é foda vc conpra um note pra usar em locais publicos onde se exige silencio, e ficar constrangido quando o mesmo começa a fazer barulho e incomodar os outros! o meu ta igual a um desktop so uso em casa por conta desse problema!

  19. Danilo Says:

    estou pensando em adaptar um cooler de outra marca no meu positivo so nao sei como! se alguem iver alguma ideia ou souber de algum lugar que faça esse tipo de serviço em sao paulo por favor me de uma luz? valeu brigado

  20. Juliano Says:

    Problema Resolvido!!!
    No meu caso pelo menos! =) Tenho um V53 e após 8 meses de compra finalmente acabei com o barulho…
    A ùnica coisa que fiz foi trocar a Ram p/ 1Gb e Retirei o tal Plástico que cobre o cooler, aliás ele foi feito para ser retirado, se vc´s repararem ele tem um tracejado do lado direito rente a espuma que so falta falar me destaque!!!!!
    Olhem os resultados que o SpeedFan mostrava antes e agora logo depois da mudança: (minha cidade está 30º)
    Antes—> HD0: 37º, Temp1: 49º, Core 0: 61º e subindo…
    Agora—> HD0: 35º, Temp1: 47º, Core 0: 42º!!!
    Impressionante, não oscila mais, fica sempre no mín. melhorou muito. Espero ter Ajudado. Aliás alguem sabe se esta placa suporta 2Gb de Ram?

  21. Reinaldo Says:

    E ai pessoal! Só existem trê maneiras de sanar o problema do barulho:
    1- Retirar o plastico preto da parte inferior e estalar 1G de memória para compensar o baixo desempenho do processador (celeron), ele aceita até 2G, mas o sistema não aproveita esta capacidade. Estale um programa chamado NOTEBOOK HARDWARE CONTROL e coloque no modo otimizar bateria. E também coloque mais pasta termica no processador.

    2-Se tiver na garantia, corra até a loja ou o procon e exija a devolução.

    3- Passe esta “bucha” pra frente, igual muitos estão fazendo.

    E a proxima maquina que for comprar visite antes este site de análise -http://www.notebookcheck.info/Analise-do-Notebook-Sony-Vaio-VGN-NR11S-S.7056.0.html – você vai descobrir também que positivo nem é fabricante nenhum de computador – e sim a clavo.

    Tentei de tudo com esse note até hidrogenio liquido, mas nada adiantou, pois o problema está realcionado ao baixo desempenho do processador com o design que impede a ventilação.

    A solução é mais cabivel no momento é a primeira. Se não tiver na guarantia.
    O meu note que antes ocilava a ventoinha a temperatura era de 65°graus agora está na faixa dos 42°, imprecionante
    Eis a solução, mas POSITIVO, nunca mais!!!!!!!!

  22. Reinaldo Says:

    O Wagner descupa pela demora. Entreguei varios comunicados na positivo informática. mas não obtive resposta, não fui até o procon porque a minha garantia acabou, a unica maneira agara pra eu foi fazer o que coloquei no blog acima, mas se o seu note tiver na garantia não perca tempo devolve isso logo. valeu.

  23. JUACI Says:

    Ola, pessoal, tenho um Z93 que comprei em julho/08, apartir da chegada desta máquina (de fazer barulho) estou em constante conflito com a autorizada, pois, falo do ruido insuportavel deicho o equipamento por 3 até 5 dias e a resposta voces ja podem imaginar, não tem nada de anormal, o ruido que faz e normal., ai enchi o saco, peguei imprimi os relatos de voces estou juntando com os e-mail, passados para a positivo que não deram a minima para mim, e vou entrar no procon para pedir o dinheiro de volta, pois, será muito castigo se tiver que ficar com esta porcaria. Positivo nunca mais. Ha consegui fazer com que dois amigos não comprace esta marca, ao menos dois não vai passar raiva.

  24. Rodrigo Says:

    Isso é uma brincadeira msm a gente compra um produto paga 2 mil reais e ele possui esse barulho insuportável no cooler, o unico modelo de notebook q faz barulho, a gente fica louco da vida……..ahhhhhhhhhh.
    É bom esse pessoal da positivo arrumar um cooler silencioso e começar a fazer um recall do produto pra quem tiver insatisfeito.

  25. virso Says:

    kraca nunca vi faze tantu brulho tenhu um z65 e faz muito, mais muito barulho mesmo naum sei oque fazer… positivo nunca mais…

  26. thiago Says:

    caras, não aconselho ninguem a comprar essa merda, positivo não presta estou muito arrependido, se alguem souber a solução postem no blog…abraços a todos!!!!!

  27. José Luiz Says:

    Boa tarde a todos, comprei um positivo de uma amiga, que a mesma não estava ulizando, de modelo v87 com processador core duo, 1G de memória, mas esse barulho ninguem aguenta, troquei a memória para 2G e mesmo assim não diminuiu o barulho, ainda não tirei o plastico, mas já deixei sem a tampa e não melhorou, o pior é que a garantia expirou em julho.
    o que faremos com esses abacates?

    abraço a todos

  28. José Luiz Says:

    Respondendo ao Juliano, se o seu chipset for VIA VN896 ele supota 2G, barramento 667 agora se for VIA VN800 ele suporta 2G só com barramento 533, para vc saber qual chipset, tu entra no baixaki, e procura um programinha chamado everest e estala no seu note, que ele fala tudo que tem nele.

    abraço

  29. Rodrigo - Rio Grande - RS Says:

    Estive vendo o problema esse do cooler e gostaría de esclarecer algumas coisas que vejo aqui.

    1 – A Positivo não é o fabricante, da mesma forma que a Semp Toshiba, Amazom e muitas outras ai. Para a surpresa de vocês, nem a DELL faz seus nots. Existem somente 3 empresas no mundo que fazem a construção e montagem de Notbooks. Uma delas chega ser comente figurante de tão pequena. O nome delas eu não lembro agora. Sendo assim, podemos ter uma not de cada marca IDENTICOS e com os mesmos problemas, pois a unica coisa que essas empresas fazem é mudar a marca. Essas empresas constroem seus produtos e colocam num catálogo e a empresa que quer vender (tipo a Positivo) manda colocar a marca nas unidades. Grandes empresas tipo a DELL, fazem compras tão grandes que eles tem o direito de desenhar o exterior do nots, mas as outras não, até onde sei somente eles são autorizados a isso e por isso que NUNCA vamos ver um DELL ser igual a outra marca no mercado.

    Resumindo: os caras que fabricam tem um catálogo desde pcs bem baratos (peças quase sem qualidade) até super máquinas que nós mortais nem imaginamos existir.

    —————————

    Sobre o barulho.

    O problema não somente está no barulho e sim na vibração, pois se vcs forem abrir um algum modelo mais caro, vcs vão notar uma proteção acústica e contra vibração no microfone, além da melhor ventilação com melhor rendimento fazendo o cooler trabalhar menos. Esses dois fatores, selagem do microfone e melhor ventilação fazem com que um pc mais caro e com melhor acabamento e peças, façam a diferença.

    Eu tenho um Semp Toshiba que ainda não abri para ver se fala quem é o REAL fabricante, pois se vcs notarem, existem marcas no seu computador que vc vai atras dos nomes e da de cara com empresas nada a ver com montagem. O verdadeiro criador e montador dessas merdas ninguém sabe a menos que investigue MUITO na net. Pois não vem nada no PC falando que foi tal empresa fabricou o produto.

  30. Rodrigo - Rio Grande - RS Says:

    Ah! Esqueci de falar. Meu Semp faz o mesmo barulho e esse barulho interfere na gravação e nem colocando microfone de mesa resolve, pois o desgraçado do micro embutido nele funciona mesmo assim.

  31. mauro Says:

    Boa noite pessoal, gostaria de dizer para voçes que ja testei totos os positvos dos mais simples ate os mais caros e todos fazem barrulho do cooler a unica coisa a a fazer para parar com o barrulho e desligar o note ou colocar tampoes nos s
    ouvidos, falando serio eu sempre digo e repito positivo negativo quer um note barato compre um cce e muito melhor que positivo nao faz o barrulho do cooler, um grande abraço.

  32. mauro Says:

    Mais um coisa , querem um note bom sem barrulho compre um lg, eu comprei um faz um mes e show ele tem tres regulagens do cooler normal silencioso e cool no silencioso voçe so escuta o ruido do hd, otima maquina, o meu e o 405 processador 2390.pentium dualcore, valhe a pena um abraço.

  33. Eduardo B. Says:

    Olá amigos, eu comprei um notebook da Firstline, que também é uma empresa da Positivo. O modelo é FL197. Um bom notebook, mas o barulho do cooler é insuportavel! Em ambientes como sala de aula, onde tem pessoas conversando, na rua onde tem carros passando, ou do lado de um pc desktop com o cooler barulhento, capaiz de nem notar o barulho do cooler do note.
    Em ambientes como bibliotecas e em casa mesmo onde costumar ficar até de madrugada fazendo trabalhos da universidade, o barulho do cooler aumenta, isto sem contar quando começo a abrir programas pesados e janelas do navegador, ai então a velocidade do cooler aumenta, ficando ainda pior o seu barulho.
    Levei o notebook para a garantia, mas nada adiantou, continuou a mesma coisa. Estou inconformado com defeito desta marca.
    Não recomendo notebooks da POSITIVO e nen FIRSTLINE.
    Teria alguma solução para isto?
    Tem como devolver o notebook estando ainda na garantia?

  34. Rogério Says:

    Também comprei um positivo v45 e o barulho é insuportável, coloquei 2 gigas de ram e continua barulhenta, basta ligar o note a ventoinha começa a perturbar. Vou tentar algumas das soluções apresentadas para ver se melhora um pouco.

  35. João Carlos T. Says:

    Saudações,
    Comprei um barulhento positivo z85 (Clevo M540SR), e pude perceber que usando o windows vista o cooler trabalha bem menos, pq o vista tem um gerenciamento de ciclos do processador melhor que o xp. A wireless travava a cada 20 minutos, aí eu troquei a tampa inferior do note por uma de um outro positivo que tinha os furos tapados com adesivo. Removi os adesivos e ficou bem melhor, o processador não passa de 50º, antes chegava até 70º, a wireles nunca mais travou, e o ruído diminuiu um pouco. Não sei se ajuda mas na Bios tem como regular o speed step.

    Boa sorte

  36. milton tulio Says:

    esse barulho que parece ser de um secador de cabelo começou quando no reinicio do meu computador apertei DEL e ativei a temperatura na bios, creio que é só desativar esse item e o barulho cessará. Espero ter ajudado.

  37. João Carlos T. Says:

    Olá novamente,

    Comprei um “cooler pad” bem silencioso e isso praticamente resolveu meu problema. O notebook ficou bem mais frio, principalmente na região do HD e a ventoinha quando liga fica na rotação mínima. Vale salientar que o notebook é um positivo z85 com o fundo original trocado, que é tapado, por um com fendas.

    Boa Sorte a todos.

  38. Luiz Henrique B. Says:

    Não sei se ajuda, mas já levei-os no pau uma vez e rápidinho (dois meses) me deram um novo. Porém foi só chegar o verão ele começou a fazer muito barulho, o meu é um Z85. Em minha opinião, o caso é para o PROCOM resolver. Isso é um tremendo desrespeito ao consumidor. Agradeço a todos pela a ajuda – dicas transmitidas pela experiencia de cada um – o lacre é verdade, existe mesmo, e vou levar à assistência e pedir para que removam. Notei que nos 45º ele não faz muito barulho, assim o esquema é um “cooler pad” – equipamento que deveria acompanhar o produto!.
    Abraço a todos e vamos em frente com a campanha: “Positivo nunca mais”

  39. Rafael Says:

    Tenho um V53, bom equipamento, 2 GB instalados. O problema é o nível de ruído…
    Bem, decidi remover TODOS os lacres plásticos que fecham as aletas de ventilação na parte inferior do notebook. O problema diminuiu drasticamente. Somente em locais muito abafados o cooler faz barulho, mas como as aletas de ventilação estão desobstruídas o ruído é menos incomodo. Espero que ajude.

  40. Clares Says:

    Pessoal,convivi com este problema por um bom tempo em um V43 e ficava irritado e até envergonhado de ligá-lo em lugares mais silenciosos. Mesmo retirando os adesivos plásticos que cobrem a ventilação, o que realmente reduz um pouco o barulho, fiquei insatisfeito com o resultado e resolvi abrir o V43 e desmontei o cooler. Verifiquei que debaixo dele tem uma abertura que, a meu ver serviria para resfriar a parte de cima da placa-mae pelo ar que passaria pelo teclado. Arrisquei e tampei com um pedaço do adesivo, a abertura que estava debaixo do cooler. Resultado: o V43 está silencioso e a temperatura do processador caiu de +-50~53ºc para 43~45ºc(medido com o EVEREST) em dias mais quentes (BH/MG), o lado esquerdo do touchpad ficou levemente mais quente mas nada que incomode o apoio das mãos, o sistema operacional (WXP-SP3) está operando sem travamentos.Espero ter contribuido.

  41. edi Says:

    comprei um z85 que ´uma zebra,da positivo ou melhor negativo.é uma merda fica fazendo uns barulhos nojentos d++++++++

  42. bruno Says:

    pessoal…to com um positivo r46, 1º mes de uso tive que trocar o cooler q deu pani, sendo que adaptei um por conta propria pois a ass. demoraria 1 mes aprontar, agora com 4 meses..a tecla “espaço” esta ringindo de mais…maaassss..nada melhor que um desingripante, da uma aliviada boa! em relaçao aos coolers barulhentos…tirem o selo que fica cobrindo o rolamento e coloquem uma pitada de desingripante tmb,.,muito cuidado com o processador..isso pode ajudar!

  43. Wagner Says:

    Tenho um Positivo V52 com 512 mb de memória ram e Windows XP, tenho notado em alguns testes que ando fazendo sobre o super aquecimento do sistema a existência de uma combinação entre as teclas fn + 1 responsável pela regulagem na ventilação do cooler, ao ativar esse mecanismo o sistema apresenta uma ligeira melhora na sua refrigeração, caindo de 54 para 48 medida com o Everest, entretanto o barulho do cooler se torna ainda mais insuportável, ainda não tive curiosidade em abrir a tampa inferior e remover o lacre preto. Na minha opinião após verificar no manual a arquitetura do hardwear a violação desse lacre preto deverá causar super aquecimento no chipset o que provavelmente poderá ser sentido devido a um leve aquecimento na parte esquerda da touch pad, portanto isso melhora o resfriamento do processador mas danifica o chipset.

  44. fernando Says:

    bom eu tenho um z63 e acho que esse problema pode ser resolvido !!!
    andei na net depois que descobri esse post e persebi que tem um nodelo de note da amazon pc que e indentico ao nosso da positivo ( isso afirma que não e a positivo e muito menos a amazon quem produz os notes )
    então sera que se mudarmos os coolers para os da amazon pc que e de outra marca, os da positivo são A power e os da amazon (no momento exqueci )so falta descobrir se os da amazon são silenciosos , mais essa provavelmente sera nossa solução , andei no mercado livre e achei um cara que vende esse cooler da amazon . so que no momento to sem dindin rsrsrsrs (andei consertando minha moto). espero ter ajudado !!!

  45. Emanuelle Says:

    Eu tenho um positivo Z85 que acabou de sair da garantia, ele está com um problema na tampa, quando vuo abrir ou fechar fica tudo branco e eu não consigo ver nada, aí tenho que desligar o note. Sem contar nesse cooler, tenho até vergonha de ligar ele na faculdade, todo mundo já sabe quando chego na sala, só pelo barulho que ele faz!
    Alguém testou trocar o cooler?

  46. Adriano Says:

    Tenho um Amazon pc AMD Turion 64×2 1.6 ghz 2gb mem desde março de 2008. Em julho/09 tive a infelicidade de queimar o BGA da placa, pelo fato de tê-lo utilizado o note no colo. Mandei arrumá-lo e ficou ótimo, porém uma fortuna (recomendo não utilizá-lo apoiado no colo, cama, superfície fofa sem ventilação adicional). Descobri o porque do cooler disparar e oscilar. Há um adesivo colado na tampa de acesso ao processador e memória localizado na parte interna que não deixa efetuar uma ventilação suficiente para refrigerá-lo. Tirei esses adesivos (são dois), troquei a pasta térmica do processador e comprei uma base com dois coolers (R$ 50,00 mais ou menos) para apoiar o note em cima, com conexão USB. Pronto, não ouço mais o cooler do processador. Dá pra usar de boa, inclusive em cima do colo de novo.

  47. fernando Says:

    Adriano o seu caso e um pouco diferente pois os notebooks da amazon pc tem uma tampa diferente dos da positivo ! os da positivo não tem men um furo e liza como mesa!! portanto não tem “fita” nele ” outra coisa vc comprou um NOTEBOOK

  48. fernando Says:

    voltando :
    NOTEBOOK para ficar levando esses tranbulhos colado nele ? …
    outra coisa o seu notebook fazia barulho no cooler tipo secador de cabelo ?.

  49. Antonio baptista Says:

    Positivo nunca mais, é só dor de cabeça, ao ligar O COMPUTADOR pela primeira vez, não funcionou, mas já tinha passado o prazo da troca (infelismente), agora é só penúria com assistência técnica horrível….Nunca mais com o NEGATIVO / POSITIVO.

  50. fernando Says:

    gente hoje consegui diminuir o barulho do cooler !!! instalei um programa chamado NOTEBOOK HARDWARE CONTROL E DEIXEI O MODO DE ENERGIA EM EQUILIBRADO e o barulho diminuiu e tbm parou de ocilar (so ocila quando uso um programa um pouco mais pesado ou deixo encima da cama =] ..)e tbm coloquei uma borracha (camara de carro) um pedaço cortado em quadrado iqual a borracha que tem na placa mae que serve para dar apoio a tampa e pronto parece que esse cooler vibra e passa isso para o notebook ! e é aonde oque faz o barulho almentar ! emtão eu recomendo apertar todos os parafusos do notebook ! e tbm persebi que aonde fica a” grelha “( aquele negocio de cobre por onde o ar passa para resfriar ) parece que debaixo dele tem uma abertura por onde o ar tbm passa fazendo com que a força do ar seja mais fraca na saida ! estou so esperando minha pasta termica chegar para eu poder tirar esse dicipador de calor para poder ver direito !mais acho que se tampar essa “saida” de ar forçaremos o ar a passar pelo dicipador fazendo com que resfrie o processador mais eficientemente!!! espero ter ajudado a vcs tbm !!!

  51. fernando Says:

    ops faltou um negocio ! sabe quela borracha e so vc colocar (NÃO PRESIZA COLAR ) ela encima da borracha que ja tem no notebook (aquela quadrada colada na placa mae ) essa borracha fara com que a tampa fique justa ! fazendo que essa tampa pare de vibrar ! iqual ao que eu escrevi la encima ” espero ter ajudado vcs !!!!!!! “

  52. Lourival Pereira Says:

    Comprei um notebook Positivo SIM 1455, ele esquenta

  53. Lourival Pereira Says:

    principalmente na região do touchpad, mas é super silencioso, sua turbinazinha (cooler) de resfriamento é super silenciosa, não faz o menor ruido. Mas refrigera bem a maquina. Faz quase 2 meses de uso, ainda não apresentou nenhuma anomalia. Uso a maquina quase o dia inteiro e grande parte da noite, deixo funcionando com a fonte na tomada para não descarregar a bateria. Acho que essas maquinas mais novas não têm esse problema de barulho relatado nos posts acima.

  54. João Carlos T. Says:

    Olá de novo,

    O Positivo e o Amazon são fabricados pela mesma empresa em Taiwan (Clevo), a diferenção é que a Amazon compra os melhores notebooks do portifólio, já a Positivo os piores.

    Att.

  55. fernando Says:

    ai lourival
    seu notebook e da nova legua deles ou seja dos novos vc se deu bem =]
    cara se vc gostou da positivo e que vc tem muita sorte espero que esse seu note dure pelomenos uns 4 anos porque o meu ja ta me dando nos nervos kkkkk
    sem querer acabei dando um tapa no lcd dele e apareceu uns riscos brancos na vertical =/
    mais ele ta aki virme e forte e outra ja me acostumei com o barulho dele kkkkk =]
    ( ja posso trabalha na positivo acho que estou ficando surdo kkkk leia os comentarios acima que vc vai entender kkkk )
    mais eu vivo escutando musica ! sabe a positivo colocou esses coolers de má qualidade mais pois uns alto-falantes de primeira ! eta que o meu “risquinho”(ja coloquei nome kkk) e bom de mais toca umas musiquinhas ate bem o som dele nunka “raja”
    e olha que gosto de musica alta kkkk =]
    posso estar triste por um lado mais por outro esse note foi o melhor custo beneficio que encontrei ate hoje kkkkk .
    sabe andei na net e descobri que esses notebooks da positivo esquentão mesmo ja desisti de deixa-lo mais fresco kkkk
    pq ele ja e fresco pakas kkkkk
    o meu sempre esta na media de 60 a 70 graus e olha que ja chegou a 75 quando rodei need for speed nele coloquei tudo no minimo e ate que meu z63 rodou o win vista e o jogo com 512 de ram cara meu risquinho faz milagres kkkkkkkkk
    mais tudo bem to feliz se não fosse meu risquinho hoje estaria com um pc defeituzo ( sei pq foi meu vizinho quem comprou o pc que eu iria compra) esse pc vive no comserto e custo 500 reais a mais doque meu risquinho
    e o pior que a configurãção do pc e a mesma do meu note hoje vejo que me dei bem
    e coloca bem nissoooooo !!!!!!

  56. fernando Says:

    respondendo ao joãp carlos
    pois e a positivo compra notes de qualidade duvidosa mais vc sabia que antigamente essas marcas como HP SONY DELL compravão seus notebooks de empresas como a clevo e o principal eles tbm compravão notebooks de qualidade duvidoza !
    então não venha falando : dell e melhor ou sony e otimo sem antes pesquizar e descubrir que essas marcas tbm comprão notebooks de pessima qualidade
    engraçado eles vendem notebooks de qualidade mediana por preços alticimos aki e no EUA vende por menos de mil dolares la !!
    quer saber eu considero essas pessoas que comprão essas marcas um monte de trouxa
    compra um note caro pela marca aff
    paga de 3 a 7 mil e o note não dura 2 anos
    quer saber prefiro pagar ate 3 mil e compra um note mediano da positivo a e mesmo 3 mil e o preço dos notebooks de primeira linha da positivo
    no meu eu paguei 1,275,00 reais um z63 no inicio de 2009 e estou super feliz
    e o note ta que ta indo super bem a bateria dele esta com 5% de desgaste ainda roda o vista com 512 de ram ( coisa que a microsoft falou que seria imposivel) ele faz barulho do cooler mais ele vem equipado com um bom som , um teclado macio e com saida SPDIF , e um processador celeron de 1.8Gh,s que e mais doq o suficiente para min
    estou bem feliz com isso !
    não quero mais nada

  57. Usurion Says:

    citando :
    O grande problema Fernando… é que vc adora a Positivo, mas deveria melhorar muito no português…

  58. fernando Says:

    nossa mais um professor de portugues !!
    e inagreditavel que ainda exista pessoas (que ao meu ponto de vista e um monte de trouxa ) que quer ser professor .
    olhe para vc !
    não tem oq fazer e fica lendo oq n te entereça !.
    Como muitos ja dizem não “importa a embalagem mais sim o conteudo” ou seja se eu escrevi errado era eu quem devia estar com raiva ou constrangido agora mais não estou !!
    sabe o pq ?
    pq teve um trouxa que acabou de ler algo que eu escrevi , perdendo tempo , em plena vespera de natal , (kara vc deve ser um solitario que n tem oq fazer em plena vespera de natal e fica falando merda por ai )
    ve se melhora de vida pq vc e um merda !( n tem amigos , n tem familia, resumindo vc não tem NADA.
    resumindo tudo se vc leu e não gostou dos meus erros de portugues o problema e SEU !!!
    va corrigir seus alunos ou melhor va corrigir tua vida seu Solitario panaka !!!

    • Professor Says:

      ficou ofendido? então para de escrever errado, ou corrija a sua mensagem. OPA! Não achou nenhum erro?
      Aí vai uma dica: abra o word, cole o seu texto, e o que ele grifar de vermelho está errado.
      Ha, certo… xingar é mais fácil que aprender…

    • João Carlos T. Says:

      affffffffff

  59. André Says:

    realmente é uma bomba notebook da positivo! comprei o meu (um V146)em 2007 paguei R$2.300,00 na loja Ponto Frio em Curitiba-PR! Tenho esse mesmo problema da ventoinha que faz muito barulho, igual a um secador de cabelo realmente! após vencer a garantia de 1 ano, a tela pifou um pedaço, uma linha de +- 1cm na vertical na metade da tela o qual está até hoje assim! pra arrumar querem me cobrar 800 reais! não vale apena investir mais nessa porcaria! não entrem nessa roubada, comprem HP, DELL, Compaq, etc… mas positivo NUNCA MAIS!

  60. Walyston Says:

    Senhores(a), o problema só foi resolvido dePois de uma alteração bastante radical mas, realmente funciona.
    Obsevando outros Noeboobks (de fabricantes descentes e honrados) observei que a engenharia da placa era projetada para uma melhor discipação do calor(E NÃO UMA PARA SIBERIA).

    Copiei a ideia que a maldita da positivo poderia ter feito dentro de sua propria linha de mntagem (maldita Positivo!!!)

    segue abaixo as alterações definitivas.

    Podem criticar, falar que é gambiarra, más fiz com os materiais que tinha em mãos, pois não possuo lab.

    mas vcs devem voltar com os adesivos na tampa eles são essencias para o funcionamento( O problema está no chipset VIA que esquenta muito,

    É PRECISO SOLDAR UMA LIGAÇÃO METALICA ENTRE O CHIPSET E O COOLER DE COBRE QUE VAI ATÉ A VENTOINHA

    DEPOIS DISSO NUNCA MAIS DISPAROU O VENTILADOR

    file:///home/carol/16022010061.jpg
    file:///home/carol/16022010062.jpg

    • Girafales Says:

      você diz de colocar um pedaço de metal pra conduzir calor do dissipador do chipset para o cooler, de modo que o chipset fique mais frio?

      concordo que os adesivos são necessários. O note ficou instável quando usei sem os decalques. Porém percebo que a CPU está fazendo throttling direto; para prevenir isso, tenho usado a opção FN+1 pra manter a ventoinha no máximo. É, prefiro o note rodando bem do que travando em silêncio…

    • Alexandre Says:

      Oi, vc poderia me passar as fotos dessa alteracao para esfriar o chipset?

  61. João Carlos T. Says:

    Realmente, sem os adesivos trava mais, porém troquei a pasta térmica. Limpei a superfície do processador e da dissipador com um pouco de alcool e algodão. passei um pouco em ambos e motei. Girei os parafusos do dissipador até não ir mais. Ficou ótimo. A ventoinha só liga depois de uns minutos de uso com windows 7.
    Próximo passo será adaptar um pequeno dissipador de alumínio retirado de placa mãe antiga e instalar na ponte sul (a norte já tem).

  62. Luiz Brasil Says:

    Olá Pessoal

    Também possuo um V52 e, realmente, o barulho do cooler incomoda demais. Consegui reduzir o ruído a quase zero fazendo o seguinte:
    1 – retirei a etiqueta/adesiva que fica no centro do cooler.
    2 – Retirando essa etiqueta se tem acesso ao eixo da ventuinha.
    3 – Coloquei pequena gota de finíssimo óleo lubrificante. Usei óleo Singer.

    Resultado: o ruído está a quase zero, e os indicativos de temperatura verificados pelo SpeedFan são: HD = 28c – Temp1 = 30c – Core = 38c.

    Não consegui localizar as fotos adicionadas pelo Walyston.

  63. Eduard B. Says:

    Nesta semana meu notebook Firstline FL197 apresentou problemas ao ligar.
    Ligava ele e nada. Desligava e ligava novamente então ele volta a funcionar. Isso foi durante alguns adias, até que ele não ligou mais.

    Levei para uma assistência técnica e depois de uma semana lá me ligaram e disseram que a placa mãe tava queimada. Legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Cheguei em casa abri o notebook, limpei todas as peças, aí ele funcionou por mais 15 minutos. Depois travou e não ligou.

    Fiquei sem note. Agora o jeito é comprar outro e de uma marca que preste, ou melhor, que eu tenha sorte com alguma marca.

  64. Mike Says:

    Meu z85 faz um barulho irritante!!!!!!
    a proxima compra sera um Mac os
    agora ja foi fazer o q!

  65. Eidelson Oliveira da Silva Negão Says:

    De positivo ele não tem é nada.Deveria mudar de Marca para Negativo!Já não aguento mais o barulho,tira a minha concentração.

  66. Edidelson Oliveira da Silva Negão Says:

    De positivo ele não tem é nada.Deveria mudar de Marca para Negativo!Já não aguento mais o barulho,tira a minha concentração.Irei comprar um LG ou Sony.

  67. INAELTON Says:

    BOM
    EU TAMBEM TENHO UM POSITIVO , O SEGUNDO , BURRO NÉ ?
    POIS É , O MEU TAMBEM ESTÁ COM BARULHO INSUPORTAVEL NO COOLER ,
    NAUM ADIANTA VC MANDAR NA ASSISTENCIA QUANDO ESTÁ NA GARANTIA , VC PERDE TEMPO E DINHEIRO , NO FINAL ELES FALAM ! VAI TER COLOCAR NUM SEI O QUE AI VC GASTA NAUM ADIANTA ,, SEM FALAR O STRESS QUE VC PASSA E OTEMPO QUE FICA SEM O NOT
    RESUMINDO
    QUE FIZ
    ABRI ELE RETIREI SÓ A VENTUINHA LIMPEI NAUM ADIANTOU
    LIGEUI ELE ABERTO E FUI VERIFICANDO
    A VENTUINHA TAVA POUCO ALTA RETIREI
    ESMERILHEI O PINOZINHO DA VENTUINHA E AFINEI UM POUCO A CABEÇA SE NAUM NAO ENTRA DO PINO , COLOQUEI UM POUCO DE VAZELINA SOLIDA E PRONTO ACABOU O PROBLEMA
    OBS SE FOR FAZER ISSO NAUM ESMERILHE MUITO POIS FICA PEGANDO EM BAIXO

    ABRAÇO

    • Natanael Jr Says:

      Olá gente boa, tb tenho um positivo v52. Essa problema do barulho do cooler não passa de DEFEITO DE FABRICAÇÃO DA CARCAÇA INFERIOR. Posso provar isso. Se vcs notarem na parte inferior do aparelho só existe ENTRADA DE AR que fica bem na pontinha debaixo do teclado. Essa entrada de ar é compartilhada tanto com a refrigeração do HD quanto a do processador. Por isso eles colocaram aquele adesivo onde seria a antrada de ar do Cooler. Quem fez a besteira de tirar essa fita vai estar desgastando o Hd pois o mesmo não terá refrigeração e tb a placa mãe do aparelho fica prejudicado por isso.

      gramde abraço.

  68. Dalton Says:

    Meu positivo também tem o tal barulho irritante. O cooler não pára. Dá vontade de atirar longe. Gostaria de uma posição da Positivo sobre esse defeito. Recall ou troca já.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: